PROJETO PEDAGÓGICO BIMESTRAL
Escola Municipal Cantídia Auda Pires
Ensino Infantil e Fundamental
Professora: Janete Cléia de Medeiros
Auxiliar: Maria Goretti de Medeiros
Clientela: Alunos do 1º Ano Matutino
Período: 06/10 a 17/12/2014
Ano: 2014
Tema: LER,
REGISTRAR E SOLUCIONAR
I – JUSTIFICATIVA
Muito se tem discutido sobre a forma de trabalhar
textos na escola e estimular os alunos a desenvolverem o gosto pela leitura e escrita,
a tal ponto que esta prática abranja todas as disciplinas de estudo. Nesse
sentido, trabalhar os gêneros textuais em sala de aula é uma excelente oportunidade
de se lidar com a língua nos seus mais variados usos do cotidiano,
principalmente quando se consegue interdiscipliná-lo com as demais áreas de
estudo do currículo escolar.
Quando a comunicação se realiza por intermédio dos
textos, deve-se possibilitar aos estudantes a oportunidade de produzir e compreendê-los
de maneira adequada a cada situação de interação comunicativa. Uma vez que a
matemática sempre foi vista pelos educandos como um bicho-papão ou uma disciplina de difícil aprendizagem, é necessária
criar laços metodológicos que unam essas duas vértices, na compreensão dos
princípios matemáticos, aliados as características alfabetizadoras que resultam
na aprendizagem individual de cada criança e suas especificidades.
Nesta perspectiva o professor e desejando tornar o
aprendizado diário em uma forma alegre de vivenciar leitura, escrita,
oralidade, quantificação, contagem, interpretação e solução matemática que o
presente projeto intitulado: LER, REGISTRAR E SOLUCIONAR, tem como objetivo desenvolver
a capacidade de compreensão linguística e matemática, dentro dos eixos que
norteiam a fase alfabetizadora de aprendizagem e conhecimento com o mundo, numa
perspectiva interdisciplinar.
Sendo assim,
é preciso compreender que a língua não se manifesta em frases isoladas e descontextualizadas
e, muito menos, em palavras soltas. A linguagem, seja ela falada ou escrita, é
um texto. E a partir dessa temática, novos horizontes se abrirão, tanto na
esfera do saber linguístico, quanto das demais áreas interdisciplinares,
principalmente matemática, que é parte da área foco do projeto, haja vista sua
contextualização, originalidade, parceria, temática e paralela a isso, um
momento de construção e formação de aprendizagem.
II - OBJETIVO GERAL
Desenvolver
a capacidade de compreensão linguística e matemática, dentro dos eixos que
norteiam a fase alfabetizadora de aprendizagem e conhecimento com o mundo numa
perspectiva interdisciplinar.
III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
PORTUGUÊS
Ampliar o vocabulário da criança, aproveitando o que ela traz de casa e
diversificando palavras e/ou frases, aprimorando a comunicação verbal e
não-verbal;
Possibilitar
a compreensão e interpretação textual contextualizada e facilitadora com
leituras diversificadas;
Trabalhar
diferentes produções textuais;
Desenvolver
práticas de leitura e escrita;
Propiciar o contato com textos
ligados ao cotidiano dos educandos;
Identificar os elementos
estruturais dos gêneros trabalhados;
Ampliar o vocabulário;
Estimular a participação e
interação dos alunos;
Apreender conceitos básicos nas
diversidades textuais;
Possibilitar a criatividade e a
criação;
Fazer registros;
Diferenciar tipos de frases nos
textos;
Mostrar o que é o adjetivo e sua
função de acordo com a frase;
Revisar alguns conteúdos
programados anteriormente, a fim de colaborar com a apreensão dos mesmos.
Expor resultados.
CONTEÚDOS:
Comunicação verbal e não verbal
Ampliação do vocabulário
Compreensão e interpretação
Leitura de textos diversos
Conceitos básicos dos gêneros
trabalhados
Produções de gêneros diversos
Sinônimo e antônimo
Adjetivos
Revisar tipos de frases
Revisar M antes de p e b
Revisar H inicial
Listagens de palavras como treino
ortográfico
·
MATEMÁTICA
Mostrar a importância dos números
no dia-a-dia das crianças e sua utilização para resolver operações básicas
matemáticas;
Trabalhar multiplicação e divisão
com noções básicas para faixa-etária, de forma que apreendam essas operações e consigam resolvê-las;
Identificar juntamente com os
discentes a leitura numérica e escrita de 50 a 99;
Revisar pontos relevantes dados
anteriormente, a fim de que haja uma melhor apreensão do conteúdo matemático,
como formas geométricas, tangram, espaço, probalididades, dentre outros.
CONTEÚDOS
Revisar adição e subtração
Noções básicas de multiplicação
Noções básicas de divisão
Revisar figuras e sólidos
geométricos
Revisar figuras de tangram
Revisar unidade e dezena
Números até 99
Revisar sistema monetário
Situações-problemas
·
CIÊNCIAS
Mostrar as crianças a importância de ser ter saúde aliada ao bem-estar físico,
mental e social, cuidando do seu corpo e da sua mente, principalmente da
alimentação consumida diariamente;
Diferenciar alimentos de origem animal, vegetal e mineral,
caracterizando-a de acordo com seu dia-a-dia;
Mostrar o planeta como nossa morada, identificando os conceitos básicos e
notórios de dia/noite, sol/lua e céu;
Intensificar o estudo sobre animais e o mundo que os rodeiam.
CONTEÚDOS
Alimentação (animal, vegetal e mineral)
A Terra, forma e peculiaridades básicas
Animais (utilidade, importância, como vivem, habitat, características,
alimentação e reprodução)
·
HISTÓRIA
Trabalhar o Estatuto da Criança e do Adolescente, pegando os pontos
centrais e focando nos direitos e deveres das crianças;
Identificar os meios de comunição existentes no cotidiano das crianças,
sua funcionalidade e utilização;
Proporcionar uma interação social
escolar e familiar;
Ver datas comemorativas alusivas aos últimos meses escolares, como Dia das
Crianças, Dia do Professor, Dia de Finados e Proclamação da República;
Resgatar interpretação e oralidade através de jogos e brincadeiras
tradicionais da nossa terra;
Desenvolver expressividade com brinquedos cantados, de modo a interagir
coletivamente e propiciar momentos prazerosos de descontração.
CONTEÚDOS
Direitos e deveres das crianças
Meios de comunicação
História e utilização dos meios de comunicação
Jogos e brincadeiras
Brinquedos cantados
Datas comemorativas alusivas ao período
·
GEOGRAFIA
Identificar os meios de comunicação existentes no cotidiano das crianças,
sua funcionalidade e utilização;
Diferenciar as quatro estações do ano, identificando a que mais tempo fica
em nossa região;
Trabalhar noções básicas de distâncias geográficas, utilizando medidas de
perto ou longe, entre outros;
Trabalhar noções básicas de tecnologia, tendo em vista os meios
comunicativos já explorados anteriormente.
CONTEÚDOS
Estações do ano
Meios de comunicação
Distância geográfica
Noções de tecnologia
·
ENSINO DA ARTES
Manusear instrumentos diversos para adquirir o hábito de trabalhar com artes;
Desenvolver coordenação motora fina;
Desenvolver a criatividade e habilidades manuais;
Desenvolver expressividade física e habilidades corporais, através da
dança e do teatrinho;
Interagir coletivamente através da música como mecanismo de socializar
ideias e opiniões.
CONTEÚDOS
Arte visual
Música
Dança
Teatro
·
ENSINO RELIGIOSO
Desenvolver junto as crianças valores e respeito por si mesma e pelos
outros;
Valorizar a família como alicerce da vida;
Compreender a criança como o futuro da nação, com suas qualidades e
defeitos;
Trabalhar festa natalina e sua simbologia alusiva ao período festivo.
CONTEÚDOS
Valores imprescindíveis, como amor, amizade, respeito, confraternização,
entre outros
A criança
Festa natalina
Simbolos Natalinos
·
EDUCAÇÃO FÍSICA
Trabalhar coordenação motora grossa e o hábito de fazer atividades
físicas;
Desenvolver o equilíbrio, coordenação, precisão, dentre outros que
auxiliam no desenvolvimento das crianças.
CONTEÚDOS
Atividades rítmicas, lúdicas e competitivas
Jogos calmos e moderados
Circuito de obstáculos
Brincadeiras cantadas.
V - METODOLOGIA
Trabalhar-se-á o projeto tendo em vista a interatividade a fim que a
criança reconheça-se como única e membro de um espaço social do qual todos
fazem parte e se interagem coletivamente.
Para isto, utilizar-se-á de leituras orais silenciosas dos quais variados
gêneros textuais e suas interpretações e compreensões pessoais, aulas
expositivas e explicativas, utilização de mídias: DVD, CD, data show, computadores
e máquinas digitais para fotos e vídeos, livros, revistas e fotografias para
murais, confecção manual de materiais diversos, cartazes, pesquisas, registros
orais e escritos, como também ilustrativos, contribuirão de forma significante
para o desenvolvimento de todas as atividades realizadas pelas crianças..
VI – AVALIAÇÃO
É através da experiência, partindo dos conhecimentos prévios que os alunos
possuem, que o professor conseguirá levá-los a descobrir e compreender o uso da
linguagem ampliando assim seu conhecimento, através de um vasto campo de
aprendizagem.
Como diz nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa
(PCNs), é necessário que os alunos aprendam a ler e escrever na prática, para
isso é necessário que essa prática de leitura e escrita seja oferecida com o desenvolvimento de estratégias que visem a interação escolar, com o objetivo
de construir um novo sentido.
A avaliação dar-se-á através de registros orais e escritos, individuais e
coletivos, de forma qualitativa, a proporcionar uma aprendizagem eficiente, decorrente
das diversidades textuais trabalhadas e suas contextualizações frente as demais
disciplinas curriculares, objetivando focar-se mais em língua portuguesa e
matemática..
Será desenvolvido através de registros, um livro individual, que será
exposto e mostrado a comunidade escolar no evento de formatura das crianças,
onde haverá apresentações, exposição, esplanagem e confraternização final do
projeto disciplinar.
Janete Cléia de Medeiros
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