Projeto: “Vivenciar a
cidadania com Patriotismo”
Período de: 21/07 a 02/10/2014
JUSTIFICATIVA:
É preciso despertar no alunado o
espírito de cidadania e o respeito pela pátria com nossos alunos, levando-os a
conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos
e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes
realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior
compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.
Podemos expressar o amor a Pátria
sendo solidários, cuidando e respeitando cada um que está ao nosso redor. Nosso
amor a Pátria se faz pelo reconhecimento e respeito a sua terra, sua natureza,
sua gente e seus símbolos.
Entende-se que o processo de educação
começa com a família, onde há o preparo do indivíduo para o aprendizado de
valores, respeito ao próximo e a sua pátria, ou seja, é o início da formação do
ser humano, que aos poucos vai sendo preparado para a vida individual e em
sociedade.
Numa segunda etapa a escola dá
continuidade ao processo, educando para a vida, através da disciplina, das
responsabilidades, do estimulo ao exercício da cidadania e do patriotismo.
Através desse projeto “VIVENCIAR A
CIDADANIA COM PATRIOTISMO” a Escola visa
fortalecer os alunos a compreensão da temática, despertando-os o amor e o
respeito à pátria.
OBJETIVO GERAL:
Despertar
o amor à pátria e o senso cívico, para o fortalecimento da unidade nacional:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Refletir
sobre o que é ser patriota;
·
Identificar
e valorizar os símbolos nacionais;
Conhecer
e valorizar os direitos e deveres dos cidadãos brasileiros;
·
Cantar
e interpretar o hino nacional e os demais hinos;
·
Identificar
e localizar os estados e capitais, com suas respectivas siglas, trabalhando no
mapa do Brasil;
· Conhecer
a realidade política, econômica e social do Brasil, redescobrindo a cidadania e
resgatando os valores éticos e morais;
·
Conhecer
as diversidades naturais e culturais do Brasil;
·
Cantar
e interpretar diversas músicas que tenha o Brasil como tema;
·
Conhecer
o significado das cores da bandeira do Brasil, bem como a posição correta
durante o hino nacional;
·
Identificar
os principais acontecimentos históricos do Brasil dentro de uma linha do tempo,
desde a colonização até os dias atuais;
·
Refletir
sobre o regime político, bem como os presidentes desde o primeiro reinado até
os dias de hoje;
·
Despertar
através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio
escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários;
·
Desenvolver
a compreensão do passado histórico e da
significação da data “sete de setembro”.
CONTEÚDOS: (adaptar a cada realidade de cada turma.)
METODOLOGIA
O projeto
será desenvolvido a partir das atividades propostas.
·
Conversa
informal sobre o tema;
·
Coro
falado;
·
Interpretação
de textos;
·
Palavras
cruzadas;
·
Caça-palavras;
·
Exposição
de textos e poemas;
·
Os
símbolos Nacionais;
·
Hino
Nacional; (execução e interpretação, estudo de letra)
·
A
tela que representa a Independência do Brasil;
·
Músicas
: (Raiz que fala desta terra produtiva ( Brasil), (Meu país de Zezé de Camargo
e Luciano), Cantora Gal Costa (AQUARELA DO BRASIL de Ari Barroso) Música- Ivete
Sangalo ( Música País tropical); etc.
·
O
que aconteceu no dia 7 de setembro;
·
A
figura de D. Pedro I;
O
grito da Independência;
·
A
vida no Brasil antes e depois da Independência;
·
A
conquista do direito de votar no Brasil(apontar gráficos, estatística, tabelas,
porcentagens);
·
Como
era feita a contagem do voto no Brasil, ontem e hoje?
·
Leitura
de textos;
·
Pesquisa;
etc
RECURSOS
·
Livros;
·
aulas
passeio;
·
Vídeos;
·
Revistas;
·
Jogos;
·
Fotos;
·
DVD;
·
Cartolinas;
·
EVA;
·
Tesoura;
·
Cola;
·
Lápis
de cor;
·
CDs;
·
Aparelho
de som; televisão etc;
·
Letra
do Hino Nacional;
·
Letra
do Hino da Independência;
·
Jornais...
AVALIAÇÃO
Acontecerá durante todo o processo da execução das atividades
propostas pelo projeto, onde buscaremos contribuir para mudanças de
comportamento dos alunos, bem como respeito com a Pátria e seus respectivos
símbolos, valorizando a interação e respeito mútuo com colegas, professores e demais funcionários da escola.
CULMINÂNCIA
A combinar com os professores e a
equipe pedagógica.
Nenhum comentário :
Postar um comentário