OLÁ PESSOAL!!!

AMIGUINHOS, ESPERO REALMENTE QUE GOSTEM DO MEU ESPAÇO. BEIJOS PARA TODOS E FIQUEM COM DEUS!!!

terça-feira, 4 de abril de 2017

Cordel: EU: MULHER



Vou contar a minha história
Num cordel, sem demora
Uma guerreira destemida
Que viveu uma trajetória
Menina, moça, mulher, adulta
Persistente, corajosa.

Leonina de nascença
Nasci após alvorada
E na "festa de agosto"
Encantei com minha chegada
Dia cinco de agosto
Foi minha primeira batalha.

Com a carinha do papai,
Parecendo índia "cabocla"
Trouxe alegria pra minha casa
Um lindo sorriso, uma boa coxa
Me chamaram logo de "preta"
Sou dos Pacíficos com certeza!

Me prepararam pra estudar
No jardim iniciei
Era tudo novidade
Da escola me apaixonei
Na terceira série menor
Ganhei concurso com o que registrei.

No ginásio já mocinha
Utilizei livro usado
Mas com o pouco que tinha
Estudava com muito grado
E Jaciana exigia verbo
No presente, futuro e passado.

Pra EEPIBA fui alegre
Magistério foi a escolha
Ver didática, metodologia
Encantou era coisa boa
Influenciaram tanto
Que virei professora.

Aos dezoito mais vitória
Tive meu primeiro emprego
Pra criança pequenina
Dei colo, carinho e cheiro
Ensinei o bê-a-bá
Fui profissional de respeito.

Mãe solteira aos vinte e um
Foi minha nova batalha
E em meio a problemática
Deixei o choro, enxuguei a lágrima
Pra PIETRA minha filha
Dei minha vida, amor e alma.

Faculdade um grande marco
Fui orgulho pros meus pais
Conquistei o impossível
E chorei por demais
Me formei em pedagogia
Minha profissão escolhida.

Trabalhei com reforço em casa
Também em escolas diferentes
Mas foi em dois mil e oito
Que recebi o presente
Estudei, me empenhei
Um concurso público conquistei.

Tive novos cursos e formações
Desejando melhorar
Acredito que a prática
Vem com estudo e o teorizar
Me especializei
Em educação ambiental me formei.

Aos trinta e dois
Fui mãe solteira outra vez
Que susto, que dificuldade
Mas desta também passei
Tive POLLY minha caçula
Minha doce formosura.

Mãe com orgulho
Filha dedicada
Mulher que luta
Profissional respeitada
Sou muitas em uma
Sou eu, Janete, sou garra.

Janete Cléia de Medeiros
02. 04. 2017

Nenhum comentário :