OLÁ PESSOAL!!!

AMIGUINHOS, ESPERO REALMENTE QUE GOSTEM DO MEU ESPAÇO. BEIJOS PARA TODOS E FIQUEM COM DEUS!!!

terça-feira, 28 de abril de 2015

Projeto bimestral da escola



Projeto: “Vivenciar a cidadania com Patriotismo”

Período de: 21/07 a 02/10/2014
JUSTIFICATIVA:
É preciso despertar no alunado o espírito de cidadania e o respeito pela pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta  pelo Brasil.
Podemos expressar o amor a Pátria sendo solidários, cuidando e respeitando cada um que está ao nosso redor. Nosso amor a Pátria se faz pelo reconhecimento e respeito a sua terra, sua natureza, sua gente e seus símbolos.
Entende-se que o processo de educação começa com a família, onde há o preparo do indivíduo para o aprendizado de valores, respeito ao próximo e a sua pátria, ou seja, é o início da formação do ser humano, que aos poucos vai sendo preparado para a vida individual e em sociedade.
Numa segunda etapa a escola dá continuidade ao processo, educando para a vida, através da disciplina, das responsabilidades, do estimulo ao exercício da cidadania e do patriotismo. Através desse projeto “VIVENCIAR A CIDADANIA COM PATRIOTISMO” a Escola  visa fortalecer os alunos a compreensão da temática, despertando-os o amor e o respeito à pátria.

OBJETIVO GERAL:
Despertar o amor à pátria e o senso cívico, para o fortalecimento da unidade nacional:

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Refletir sobre o que é ser patriota;
·         Identificar e valorizar os símbolos nacionais;
  Conhecer e valorizar os direitos e deveres dos cidadãos brasileiros;
·         Cantar e interpretar o hino nacional e os demais hinos;
·         Identificar e localizar os estados e capitais, com suas respectivas siglas, trabalhando no mapa do Brasil;
·    Conhecer a realidade política, econômica e social do Brasil, redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais;
·         Conhecer as diversidades naturais e culturais do Brasil;
·         Cantar e interpretar diversas músicas que tenha o Brasil como tema;
·         Conhecer o significado das cores da bandeira do Brasil, bem como a posição correta durante o hino nacional;
·         Identificar os principais acontecimentos históricos do Brasil dentro de uma linha do tempo, desde a colonização até os dias atuais;
·         Refletir sobre o regime político, bem como os presidentes desde o primeiro reinado até os dias de hoje;
·       Despertar através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários;
·         Desenvolver a compreensão do passado  histórico e da significação da data “sete de setembro”.


CONTEÚDOS: (adaptar a cada realidade de cada turma.)

METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido a partir das atividades propostas.
·         Conversa informal sobre o tema;
·         Coro falado;
·         Interpretação de textos;
·         Palavras cruzadas;
·         Caça-palavras;
·         Exposição de textos e poemas;
·         Os símbolos Nacionais;
·         Hino Nacional; (execução e interpretação, estudo de letra)
·         A tela que representa a Independência do Brasil;
·         Músicas : (Raiz que fala desta terra produtiva ( Brasil), (Meu país de Zezé de Camargo e Luciano), Cantora Gal Costa (AQUARELA DO BRASIL de Ari Barroso) Música- Ivete Sangalo ( Música País tropical); etc.
·         O que aconteceu no dia 7 de setembro;
·         A figura de D. Pedro I;
                  O grito da Independência;
·         A vida no Brasil antes e depois da Independência;
·         A conquista do direito de votar no Brasil(apontar gráficos, estatística, tabelas, porcentagens);
·         Como era feita a contagem do voto no Brasil, ontem e hoje?
·         Leitura de textos;
·         Pesquisa; etc

RECURSOS
·         Livros;
·         aulas passeio;
·         Vídeos;
·         Revistas;
·         Jogos;
·         Fotos;
·         DVD;
·         Cartolinas;
·         EVA;
·         Tesoura;
·         Cola;
·         Lápis de cor;
·         CDs;
·         Aparelho de som; televisão etc;
·         Letra do Hino Nacional;
·         Letra do Hino da Independência;
·         Jornais...

AVALIAÇÃO
Acontecerá durante todo o processo da execução das atividades propostas pelo projeto, onde buscaremos contribuir para mudanças de comportamento dos alunos, bem como respeito com a Pátria e seus respectivos símbolos, valorizando a interação e respeito mútuo com colegas, professores  e demais funcionários da escola.

    CULMINÂNCIA
A combinar com os professores e a equipe pedagógica.

Nenhum comentário :