OLÁ PESSOAL!!!

AMIGUINHOS, ESPERO REALMENTE QUE GOSTEM DO MEU ESPAÇO. BEIJOS PARA TODOS E FIQUEM COM DEUS!!!

quarta-feira, 14 de março de 2012

A importância da EAD para mim como docente



A EAD (Educação a Distância) é uma modalidade de ensino importante, pois beneficia a capacitação profissional às pessoas que estão fora dos centros urbanos ou que não tem disponibilidade de horários livres para estudar, como é o meu caso. É uma forma de aprendizagem interativa virtual, uma vez que utiliza dos recursos tecnológicos para se desenvolver, principalmente a  internet, esta rede mundial de informações e conhecimentos. Segundo o Prof. MORAN: “Educação a Distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e /ou temporariamente”.
SUA expansão no Brasil se deu graças a uma legislação surgida nos anos de 1960, com a Promulgação do Código Brasileiro das Comunicações em 1967, através do Decreto Lei nº. 236/67, e nos ido de 1970 com a lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, a conhecida Lei nº. 5.692/71, que possibilitou que o ensino supletivo fosse ministrado utilizando-se da tecnologia do rádio, da televisão e através da correspondência, como também via outros meios de comunicação.
Para mim, como aluna, a EAD é a peça fundamental para conseguir me especializar, uma vez que meu tempo como docente é muito corrido e este permite cronometrá-lo, focando em meus interesses e solucionando meus desejos profissionais, senão dizer também pessoais. É a chance de aperfeiçoar-me através das multimídias, o que é necessário a construção do conhecimento a qual previamente adquirirei.
Por meio desta modalidade, observando à praticidade paralela a autonomia; reflito sobre o que vivencio diariamente na Plataforma Moodle, avaliando as minhas próprias decisões e colocando em prática meu aprendizado. “Ensinar não é transferir conhecimento” (FREIRE), mas compartilhar o que se sabe a partir do que foi aprendido.
Em virtude de tudo que expus, acredito que para a sociedade como um todo, a EAD veio revolucionar a forma estudantil, propiciando um novo olhar crítico e uma prática educativa alicerçada em um contexto multidisciplinar e participativo, em que o sujeito, mesmo que sozinho frente a tela de um computador, aprende socialmente com dinamismo e interatividade. Lembrando, é lógico, que esta aprendizagem não se dá apenas sozinho sem acompanhamento tutorial, pois os polos de apoio presencial interagem com os aprendizes, colaborando para um bom funcionamento da modalidade. 
Por fim, estou muito feliz em participar da Pós-Graduação em Educação Ambiental, Geografia Para o Semiárido, esta modalidade a distância que muito me educa.

Nenhum comentário :