OLÁ PESSOAL!!!

AMIGUINHOS, ESPERO REALMENTE QUE GOSTEM DO MEU ESPAÇO. BEIJOS PARA TODOS E FIQUEM COM DEUS!!!

quarta-feira, 14 de março de 2012

A IMPORTÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO PARA O FAZER PEDAGÓGICO ATUAL


O desenvolvimento tecnológico, nas últimas décadas repercutiu intensamente em todos os aspectos da vida individual e social, criando outras formas de pensar, agir e sentir do homem. Esse novo olhar social, chamado por muitos de sociedade tecnológica, caracteriza-se pela rapidez e abrangência de informações, uma vez, que a realidade do mundo atual requer do profissional um perfil com competência e habilidades contextualizadas ao desafio escolar, cuja finalidade é formar os estudantes para a cidadania responsável afim de que sejam contínuos aprendizes e saibam aprender a aprender ao longo de suas vidas. [...] O conhecimento é a navegação em um oceano de incertezas, entre arquipélagos de certezas (MORIN, 2000, p.83).
A tecnologia na educação promove um olhar mais abrangente, envolvendo novas formas de ensinar, aprender e desenvolver um currículo condizente com a sociedade tecnológica. O sistema educacional vem procurando se adaptar a esse novo jeito de educar, tendo em vista que os avanços exigem formação continuada do professor e familiares no uso das tecnologias da informação e comunicação. Ensinar é organizar situações de aprendizagens criando condições que favoreçam a compreensão da complexidade do mundo, do contexto, do grupo, do ser humano e da própria identidade. Por isso, a melhor forma de ensinar e aprender com as mídias digitais é aquele que propiciam aos alunos o desenvolvimento da capacidade de ler e interpretar o mundo, aprendendo de forma significativa e com sentido potencializado, no qual Almeida e Prado (2005) explicam claramente:
O uso da tecnologia na escola, quando pautado em princípios que privilegiam a construção do conhecimento [...], requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia voltada para criação de estratégias e situações de aprendizagens que possam tornar-se significativa para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional.
É fundamental mencionar, que para que esse fazer pedagógico, aliado as novas tecnologias, possa ter um rendimento positivo, comunidade escolar como um todo, deve utilizá-la de integralmente em sua prática pedagógica e não apenas como um complemento no processo educacional. Para isto, é necessário que todos aprendam a operacionalizar os recursos tecnológicos disponíveis na escola, conhecendo suas potencialidades pedagógicas, integrando-as no desenvolvimento curricular. Assim, todos disponibilizarão de inúmeros recursos como: bibliotecas eletrônicas, revistas online, imagens, e sons que facilitam a tarefa de preparar as aulas, como fazer trabalhos de pesquisas e ter matérias atrativas e diversificadas para apresentação. Cabe a cada setor, aprimorar-se e escolher o seu meio tecnológico peculiar, trazendo consigo suas próprias especificidades e sendo utilizada de forma complementar entre si/ e ou outros recursos tecnológicos, também utilizados no ambiente de trabalho.



MORIN, Edgar, 1921-
Os sete saberes necessários à educação do futuro / Edgar Morin ; tradução de
Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis
Carvalho. – 2. ed. – São Paulo : Cortez ; Brasília, DF : UNESCO, 2000.
ALMEIDA, N. E. B. de; PRADO, N. E. B. B. Tecnologia na Sociedade, na Vida e na Escola. In: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC. Proinfo_Curso de 100h. Guia do Cursista. Brasília: MEC/FEED.2008

Nenhum comentário :