OLÁ PESSOAL!!!

AMIGUINHOS, ESPERO REALMENTE QUE GOSTEM DO MEU ESPAÇO. BEIJOS PARA TODOS E FIQUEM COM DEUS!!!

sábado, 14 de julho de 2012

Dicas Para os Pais

Lidar com 5 maus hábitos das crianças pequenas
 

  1. Roer as unhas
  2. Chuchar no dedo
  3. Enrolar, lamber ou morder o cabelo
  4. Meter o dedo no nariz
  5. Fazer chantagem emocional

Normalmente, estes são 5 maus hábitos das crianças pequenas que preocupam pais e educadores, por serem, por vezes, comportamentos difíceis de alterar.
O que muitos não sabem é que, na maioria das vezes, são apenas fases do desenvolvimento da própria criança e não devem ser motivo de preocupações de maior.

No entanto, quando o mau hábito / mania da criança já começa a ser incómodo (por parecer falta de educação ou ser lesivo para a criança - como roer as unhas) ou caso a criança já seja crescida demais para essa mania (como chuchar no dedo), eis algumas dicas para a dissuadir:

  1. Com calma e paciência, explique-lhe o que não gosta naquele comportamento e porquê. Esta técnica pode ser usada com crianças a partir dos três anos.
    Diga algo do género: "Não gosto nada que roas as unhas. Não é nada bonito. Será que podes tentar parar de fazer isso?".

  2. Da próxima vez que notar que ela está a roer as unhas, não faça um drama à volta do assunto e não lhe dê um sermão.
    Por incrível que pareça, castigar, fazer troça da situação ou mesmo criticar podem levar a um incremento no hábito indesejado.

  3. Envolva a criança no processo de parar com o mau hábito. Pergunte-lhe o que ela poderia fazer para parar ou até mesmo se ela quer deixar de ter aquele comportamento.
    Deixe claro e de forma construtiva o comportamento que deseja. Em vez de dizer "não roas as unhas", diga "vamos ver de conseguimos deixar as unhas crescerem".
    Por vezes, o uso de produtos de paladar desagradável ajuda a não roer as unhas ou a chuchar no dedo, mas o seu uso contínuo diminui a sua eficácia.

  4. Elogie e recompense (pode ser um comentário feliz, um beijo, um carinho, ... - nunca brinquedos ou doces) quando a criança se comportar da maneira desejada.
    Cada vez que notar que a criança está a evitar o mau hábito, enfatize o comportamento positivo e a sua força de vontade.

  5. Para crianças que fazem «chantagem sentimental» (ao dizer: «Já não gosto de ti» e/ou ao fazer birras), o melhor é ignorar. Dar demasiada importância só vai fazer com que a criança pense que está a conseguir mais atenção.
    Saia de perto dela, se for necessário, para ajudar a "arrefecer" o momento.

As manias levam algum tempo para serem adquiridas. Portanto, vai levar algum tempo (talvez várias semanas) para desaparecerem (ou serem substituídas por um comportamento alternativo).

Seja paciente. Lembre-se de ser coerente ao elogiar o bom comportamento. Não desespere se perceber que está a demorar muito tempo até a criança deixar o mau hábito - é normal, mas o tempo e a maturidade vão encarregar-se de fazer com que desapareça.

O novo e bom comportamento tem que estar firmemente adquirido antes do velho desaparecer.                                                                                                                                                                                           Reportagem encontrada no site <http://www.junior.te.pt/servlets/Gerais?P=Pais&ID=1752


    

Nenhum comentário :