PLANEJAMENTO BIMESTRAL: 1º BIMESTRE
Escola Municipal Cipriano Santa Rosa
Ensino Infantil E Fundamental
Professora: Janete Cléia De Medeiros
Clientela: Alunos do 1º Ano Matutino
Ano: 2013
Tema: EU,
FAMÍLIA E ESCOLA: UM ELO DE APRENDIZAGEM.
I - JUSTIFICATIVA
A
construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu
meio social. A escola é o universo social diferente da família, favorecendo
novas interações, ampliando desta maneira, seus reconhecimentos a respeito de
si e dos outros. A auto-imagem também é construída a partir das relações
estabelecidas nos grupos em que as crianças convivem. Um ambiente farto em
interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o
reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as ao mesmo tempo
que contribue para a construção da
unidade coletiva, favorecendo a estrutura da identidade, bem como de uma auto
imagem positiva.
Tendo
em vista esse propósito, a escola desenvolverá o projeto: EU, FAMÍLIA E ESCOLA:
UM ELO DE APRENDIZAGEM, com o objetivo de possibilitar a construção da
identidade da criança, a partir das
relações sócio-histórica-culturais, de forma autêntica , consciente e
contextualizada, uma vez que elas pensam o mundo de um jeito especial e muito
prático.
II - OBJETIVO
GERAL
Possibilitar a construção da
identidade da criança, a partir das
relações sócio-histórica-culturais, de forma autêntica , consciente e
contextualizada, uma vez que elas pensam o mundo de um jeito especial e muito
prático.
III - OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
PORTUGUÊS
Ampliar o vocabulário da criança,
aproveitando o que ela traz de casa e diversificando palavras e/ou frases,
aprimorando a comunicação verbal e não-verbal;
Possibilitar
a compreensão e interpretação textual contextualizada e facilitadora com
leituras diversificadas;
Trabalhar
diferentes produções textuais;
Diferenciar
letra bastão de cursiva, maiúscula de minúscula, a fim de promover uma melhor
aprendizagem;
Diferenciar
vogais de consoantes;
Identificar
sons silábicos e fazer sua separação adequadamente nas palavras.
·
MATEMÁTICA
Mostrar a importância dos números
no dia-a-dia das crianças e sua utilização;
Contar a historia dos números e
promover leitura e escrita numérica, conduzindo participação e interatividade
matemática;
Trabalhar sequencia numerica oral
e escrita;
Identificar números pares e
impares.
·
CIÊNCIAS
Mostrar as
crianças a importância de ser ter saúde aliada ao bem-estar físico, mental e
social, cuidando do seu corpo e da sua mente;
Identificar
as partes do nosso corpo e suas determinadas funções e finalidades, como é o
caso dos sentidos;
Dialogar com
a turma sobre as formas de prevenção de doenças e os cuidados higiênicos para
se ter uma boa saúde e viver de bem com a vida.
·
HISTÓRIA
Trabalhar a
identidade pessoal do aluno, valorizando a integração eu x nós x escola numa
interatividade única e eficaz para a aprendizagem;
Distinguir o
que é naturalidade e nacionalidade;
Trabalhar a
origem do nome da criança, seus gostos e preferencias de modo a socializar
vivencias;
Proporcionar
uma interação social escolar e familiar, ao ponto de estabelecer uma parceria.
·
GEOGRAFIA
Trabalhar
interativamente o eu junto ao nós e aos demais, analisando e contribuindo para
conhecer o nosso espaço;
Distinguir
semelhanças e diferenças entre as crianças e os grupos infantis;
Mapear as
partes do corpo, suas funções vitais e finalidades para se conviver sozinho e
em conjunto.
·
CULTURA DO RN
Trabalhar o
carnaval local e no Brasil, mostrando essa festa que é a maior do país;
Apresentar
Acari como o nosso município;
Identificar
costumes acarienses que fazem parte da nossa cultura local.
·
ENSINO DA ARTES
Manusear
instrumentos diversos para adquirir o hábito de trabalhar com artes;
Desenvolver
coordenação motora fina;
Desenvolver a
criatividade e habilidades manuais.
·
ENSINO RELIGIOSO
Desenvolver
junto as crianças valores e respeito por si mesma e pelos outros;
Valorizar a
família como alicerce da vida;
Valorizar a
mulher e tudo o que ela faz.
·
EDUCAÇÃO FÍSICA
Trabalhar coordenação
motora grossa e o hábito de fazer atividades físicas;
Desenvolver o
equilíbrio, coordenação, precisão, dentre outros que auxiliam no
desenvolvimento das crianças.
IV - CONTEÚDOS
·
PORTUGUÊS
Comunicação
verbal e não verbal
Ampliação do
vocabulário
Compreensão e
interpretação
Leitura de
textos diversos
Letras
maiúsculas e minúsculas
Ordem
alfabética
Alfabeto
Encontro
vocálico e consonantal
Separação
silábica
·
MATEMÁTICA
Números
naturais: conceitos básicos (conteúdos diários)
Contagem
Quantificação
e comparação
Sequencia e
representação (antecessor e sucessor)
Ordem
crescente e decrescente
Números pares
e ímpares
·
CIÊNCIAS
Ser humano,
higiene e saúde
Conhecendo
nosso corpo
Diferenças
corporais
Os sentidos
Prevenção de
doenças mais comuns (dengue, gripe e verminoses)
Fases do
desenvolvimento humano
·
HISTÓRIA
Identidade
pessoal
Nacionalidade
e naturalidadde (documentos históricos)
Origem do
nome
Eu, minha
família e minha história
Datas
comemorativas
·
GEOGRAFIA
Crianças:
lugar de vivência: eu e o espaço
Semelhanças e
diferenças
Espaço
famíliar
Transformações
das paisagens no espaço familiar (tipo de moradias e transformações)
·
CULTURA DO RN
Carnaval
Acari: Nossa
terra
Fundação e
história de Acari
Folclore e
costumes acarienses
·
ARTES
Pintura e
desenho
Colagem e
escultura
Modelagem
Cor, textura,
luz, forma, volume, espaço
Confecções
materiais
·
ENSINO RELIGIOSO
Valores e
comportamentos sociais (amor, respeito, solidariedade, justiça, etc.)
Família:
sustentáculo da vida
Vida
sócio-familiar e comunitária
Mulher
Páscoa
·
EDUCAÇÃO FÍSICA
Jogos e
ginástica
Brincadeiras
Movimento
(equilíbrio, rítmo e coordenação)
Higiene bucal
V - METODOLOGIA
Trabalhar-se-á
o projeto tendo em vista a interatividade que envolve a escola e a família, a
fim que a criança reconheça-se como única e membro de um espaço social do qual
todos fazem parte.
Para isto,
utilizar-se-á de leituras orais silenciosas dos qiaus variados gêneros textuais
e suas interpretações e compreensões pessoais, aulas expositivas e
explicativas, utilização de mídias: DVD, CD, computadores e máquinas digitais,
livros, revistas e fotografias para murais, confecção manual de materiais
diversos, cartazes, pesquisas, registros orais e escritos, como também
ilustrativos.
VI – AVALIAÇÃO
A
avaliação dar-se-á através de registros orais e escritos, individuais e
coletivos, de forma qualitativa, a proporcionar uma aprendizagem igualitária e
eficiente.
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