OLÁ PESSOAL!!!

AMIGUINHOS, ESPERO REALMENTE QUE GOSTEM DO MEU ESPAÇO. BEIJOS PARA TODOS E FIQUEM COM DEUS!!!

quinta-feira, 4 de abril de 2013

planejamento



PLANEJAMENTO BIMESTRAL: 1º BIMESTRE

Escola Municipal Cipriano Santa Rosa
Ensino Infantil E Fundamental
Professora: Janete Cléia De Medeiros
Clientela: Alunos do 1º Ano Matutino
Ano: 2013

Tema: EU, FAMÍLIA E ESCOLA: UM ELO DE APRENDIZAGEM.

I - JUSTIFICATIVA
            A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é o universo social diferente da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira, seus reconhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que as crianças convivem. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as ao mesmo tempo que contribue  para a construção da unidade coletiva, favorecendo a estrutura da identidade, bem como de uma auto imagem positiva.
            Tendo em vista esse propósito, a escola desenvolverá o projeto: EU, FAMÍLIA E ESCOLA: UM ELO DE APRENDIZAGEM, com o objetivo de possibilitar a construção da identidade da criança, a partir  das relações sócio-histórica-culturais, de forma autêntica , consciente e contextualizada, uma vez que elas pensam o mundo de um jeito especial e muito prático.

II - OBJETIVO GERAL
Possibilitar a construção da identidade da criança, a partir  das relações sócio-histórica-culturais, de forma autêntica , consciente e contextualizada, uma vez que elas pensam o mundo de um jeito especial e muito prático.

III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·                    PORTUGUÊS
            Ampliar o vocabulário da criança, aproveitando o que ela traz de casa e diversificando palavras e/ou frases, aprimorando a comunicação verbal e não-verbal;
            Possibilitar a compreensão e interpretação textual contextualizada e facilitadora com leituras diversificadas;
            Trabalhar diferentes produções textuais;
            Diferenciar letra bastão de cursiva, maiúscula de minúscula, a fim de promover uma melhor aprendizagem;
            Diferenciar vogais de consoantes;        
            Identificar sons silábicos e fazer sua separação adequadamente nas palavras.

·                    MATEMÁTICA
Mostrar a importância dos números no dia-a-dia das crianças e sua utilização;
Contar a historia dos números e promover leitura e escrita numérica, conduzindo participação e interatividade matemática;
Trabalhar sequencia numerica oral e escrita;
Identificar números pares e impares.

·                    CIÊNCIAS
Mostrar as crianças a importância de ser ter saúde aliada ao bem-estar físico, mental e social, cuidando do seu corpo e da sua mente;
Identificar as partes do nosso corpo e suas determinadas funções e finalidades, como é o caso dos sentidos;
Dialogar com a turma sobre as formas de prevenção de doenças e os cuidados higiênicos para se ter uma boa saúde e viver de bem com a vida.

·                    HISTÓRIA
Trabalhar a identidade pessoal do aluno, valorizando a integração eu x nós x escola numa interatividade única e eficaz para a aprendizagem;
Distinguir o que é naturalidade e nacionalidade;
Trabalhar a origem do nome da criança, seus gostos e preferencias de modo a socializar vivencias;
Proporcionar uma interação social escolar e familiar, ao ponto de estabelecer uma parceria.

·                    GEOGRAFIA
Trabalhar interativamente o eu junto ao nós e aos demais, analisando e contribuindo para conhecer o nosso espaço;
Distinguir semelhanças e diferenças entre as crianças e os grupos infantis;
Mapear as partes do corpo, suas funções vitais e finalidades para se conviver sozinho e em conjunto.


·                    CULTURA DO RN
Trabalhar o carnaval local e no Brasil, mostrando essa festa que é a maior do país;
Apresentar Acari como o nosso município;
Identificar costumes acarienses que fazem parte da nossa cultura local.

·                    ENSINO DA ARTES
Manusear instrumentos diversos para adquirir o hábito de trabalhar com artes;
Desenvolver coordenação motora fina;
Desenvolver a criatividade e habilidades manuais.

·                    ENSINO RELIGIOSO
Desenvolver junto as crianças valores e respeito por si mesma e pelos outros;
Valorizar a família como alicerce da vida;
Valorizar a mulher e tudo o que ela faz.

·                    EDUCAÇÃO FÍSICA
Trabalhar coordenação motora grossa e o hábito de fazer atividades físicas;
Desenvolver o equilíbrio, coordenação, precisão, dentre outros que auxiliam no desenvolvimento das crianças.

IV - CONTEÚDOS
·                    PORTUGUÊS
Comunicação verbal e não verbal
Ampliação do vocabulário
Compreensão e interpretação
Leitura de textos diversos
Letras maiúsculas e minúsculas
Ordem alfabética
Alfabeto
Encontro vocálico e consonantal
Separação silábica

·                    MATEMÁTICA
Números naturais: conceitos básicos (conteúdos diários)
Contagem
Quantificação e comparação
Sequencia e representação (antecessor e sucessor)
Ordem crescente e decrescente
Números pares e ímpares

·                    CIÊNCIAS
Ser humano, higiene e saúde
Conhecendo nosso corpo
Diferenças corporais
Os sentidos
Prevenção de doenças mais comuns (dengue, gripe e verminoses)
Fases do desenvolvimento humano

·                    HISTÓRIA
Identidade pessoal
Nacionalidade e naturalidadde (documentos históricos)
Origem do nome
Eu, minha família e minha história
Datas comemorativas

·                    GEOGRAFIA
Crianças: lugar de vivência: eu e o espaço
Semelhanças e diferenças
Espaço famíliar
Transformações das paisagens no espaço familiar (tipo de moradias e transformações)

·                    CULTURA DO RN
Carnaval
Acari: Nossa terra
Fundação e história de Acari
Folclore e costumes acarienses

·                    ARTES
Pintura e desenho
Colagem e escultura
Modelagem
Cor, textura, luz, forma, volume, espaço
Confecções materiais

·                    ENSINO RELIGIOSO
Valores e comportamentos sociais (amor, respeito, solidariedade, justiça, etc.)
Família: sustentáculo da vida
Vida sócio-familiar e comunitária
Mulher
Páscoa

·                    EDUCAÇÃO FÍSICA
Jogos e ginástica
Brincadeiras
Movimento (equilíbrio, rítmo e coordenação)
Higiene bucal

V - METODOLOGIA
Trabalhar-se-á o projeto tendo em vista a interatividade que envolve a escola e a família, a fim que a criança reconheça-se como única e membro de um espaço social do qual todos fazem parte.
Para isto, utilizar-se-á de leituras orais silenciosas dos qiaus variados gêneros textuais e suas interpretações e compreensões pessoais, aulas expositivas e explicativas, utilização de mídias: DVD, CD, computadores e máquinas digitais, livros, revistas e fotografias para murais, confecção manual de materiais diversos, cartazes, pesquisas, registros orais e escritos, como também ilustrativos.

VI – AVALIAÇÃO
            A avaliação dar-se-á através de registros orais e escritos, individuais e coletivos, de forma qualitativa, a proporcionar uma aprendizagem igualitária e eficiente.




Nenhum comentário :