As
novas tecnologias da informação e da comunicação voltadas para a educação
Vivemos
hoje, mais do que nunca, na era da informação e do conhecimento. Essa nova Era
acompanhada e entrelaçada respectivamente com o mundo digital vem sendo
trabalhada de forma globalizada e totalmente integradora, principalmente, por
causa da internet, esta rede que segundo a Wikipédia define-a como:
“[...] um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores
interligados pelo TCP/IP2 que permite o acesso a informações e
todo tipo de transferência de dados [...]”. Ou seja, milhões de computadores
conectados uns aos outros trocando informações. Lembrando, é lógico, que não
somente a internet, mas outros meios tecnológicos como celulares, DVD’S,
videogames, entre outros meios vêm aumentando e complementando esta rede
mundial do conhecimento e da comunicação globalizada.
As novas tecnologias da
informação e da comunicação (tic’s) vieram dar um suporte maior a educação, uma
vez que os aprendizes, juntamente com os docentes, se modernizaram, criaram
mecanismos de conhecimento e autoconhecimento, adquiridos com um simples
“CLICAR” interagindo com o meio. Segundo
Moran (1996), “a forma de ensinar e aprender foi diretamente afetada com a
rápida evolução dos sistemas de comunicação e informação”. Porém, é
imprescindível ressaltar que todas essas melhorias de qualidade de vida
pessoal, profissional e social também são acompanhadas por questões
preocupantes que além de denegrir uma pessoa, distorçam sua aprendizagem e
afetam seu caráter, que são as plagias via web, que resultam em acomodação,
furto e pouco pensar; as vulgaridades e pedofilias visando o corpo como meio de
desejo sexual; a violência virtual de agressões e de games que colaboram com
este distúrbio mental, entre inúmeros outros problemas ao qual também vêm sendo
jogados e depositados.
A
escola como âmbito educacional, tem em suma uma grande missão: de instruir seus
aprendizes, apontando os caminhos certos e incertos a percorrerem. Portanto,
para isso, é fundamental que ela também se modernize com equipamentos
tecnológicos como computadores e laboratórios de informática, data show,
máquinas digitais e câmeras de vídeos nas salas, entre outros. E mais!
Crie meios, juntamente com seus órgãos governamentais locais, de aperfeiçoar e
capacitar seus docentes, com cursos como o PROINFO (Programa Nacional de
Formação Continuada em Tecnologia Educacional), certos que serão eles que acompanharão
diretamente a aprendizagem de seus discentes. Uma vez que esta preocupação não
é só uma questão apenas local ou regional, mas também mundial.
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