OLÁ PESSOAL!!!

AMIGUINHOS, ESPERO REALMENTE QUE GOSTEM DO MEU ESPAÇO. BEIJOS PARA TODOS E FIQUEM COM DEUS!!!

sábado, 26 de maio de 2012

PROJETO HORTA


ESCOLA MUNICIPAL CIPRIANO SANTA ROSA
ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL
ACARI – RIO GRANDE DO NORTE.


 PROJETO:

HORTA NA ESCOLA



ABRIL, 2012

 
ESCOLA MUNICIPAL CIPRIANO SANTA ROSA
ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL
ACARI – RIO GRANDE DO NORTE


PROJETO: HORTA NA ESCOLA
PERÍODO: 23.04.2012 à 12.12.2012
PÚBLICO ALVO: Alunos da Educação Infantil (níveis II, III, IV e V) e alunos do Ensino Fundamental (1º e 2º ano).

Horta se parece com filho. Vai acontecendo aos poucos, a gente vai se alegrando a cada momento, cada momento é hora de colheita. Tanto o filho quanto a horta nascem de semeaduras. Semente, sêmen: a coisinha é colocada dentro, seja da mãe/mulher, seja da mãe/terra, e a gente fica esperando, pra ver se o milagre ocorreu, se a vida aconteceu. E quando germina - seja criança, seja planta - é uma sensação de euforia, de fertilidade, de vitalidade. Tenho vida dentro de mim! E a gente se sente um semideus, pelo poder de gerar, pela capacidade de despertar o cio da terra.
A HORTA – RUBEM ALVES

I – JUSTIFICATIVA

       Com as facilidades que o mundo globalizado vem oferecendo a todos, torna-se cada vez mais urgente se trabalhar questões voltadas ao meio ambiente e a uma educação ambiental que tenta priorizar necessidades locais e sociais, abusivas da degradação humana, é imprescindível haver uma mobilização, a fim de minimizar esse efeito, tornando possível uma educação de qualidade e de vida natural ao lado do meio ambiente.
       Numa região, de clima quente e vegetação típica da caatinga como esta, que é a Microrregião do Seridó Oriental e que antes já foi palco para tanta agricultura, como a algodoeira, percebe-se a necessidade de retomar a prática agrícola, levando-a a rotina escolar e vivências dos discentes. Para isto, é fundamental que o exercício da agricultura se fortaleça com sustentabilidade ecológica, econômica, social e cultural, sendo cenário de harmonia com o ambiente escolar, já que a crescente escassez dos recursos naturais é, atualmente, uma preocupação mundial, em decorrência dos padrões atuais de produção e de consumo.
       A partir da horta, o estudante tem garantida a possibilidade de aprender a plantar, selecionar o que plantar e planejar o que plantou. Transplantar muda, regar, cuidar, colher, decidir o que fazer do que colheu, por exemplo, alteram sensivelmente a relação das pessoas com o ambiente em que elas vivem, estimulando a construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza, com o ambiente escolar e da comunidade, com a sustentabilidade do planeta e com a valorização das relações com outras espécies.
       A reflexão sobre o ambiente gera processos educativos ricos, contextualizados, significativos e prazerosos para todos os envolvidos. E neste contexto, o cultivo de uma horta na entidade escolar torna-se instrumento educativo, que tem como foco principal, integrar os diversos referenciais e recursos de aprendizagem, agregando-os ao cotidiano escolar, gerando fontes de observação e pesquisa e exigindo uma análise reflexiva diária, por parte dos educadores e educandos envolvidos.
       Pensando nisso, a equipe administrativa e pedagógica da Escola Municipal Cipriano Santa Rosa e demais colaboradores, vem revitalizar e programar um projeto piloto, voltado para a realização da Horta Escolar, na referida instituição, proporcionando uma ação sensibilizadora e conscientizada das crianças, de que a vida depende do meio ambiente e vice-versa. Tendo como principal finalidade a realização de um programa educativo preestabelecido, que permite estudar e integrar sistematicamente ciclos, processos e dinâmicas de fenômenos naturais. Superando a área das ciências naturais, os professores podem abordar problemas relacionados com outras áreas do conhecimento de forma interdisciplinar.

II – OBJETIVO GERAL

       Realizar um programa educativo preestabelecido, que permita estudar e integrar sistematicamente ciclos, processos e dinâmicas de fenômenos naturais. Superando a área das ciências naturais, abordando problemas relacionados com outras áreas do conhecimento de forma interdisciplinar e explorando a multiplicidade nas formas de aprender.

III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

       Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo;
       Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
       Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;
       Identificar técnicas de manuseio do solo;
       Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a horta escolar;
       Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;
       Identificar processos de semeadura, adubação e colheita;
       Buscar informações em diferentes fontes de dados a fim de propor avanços a desenvolvimento de técnicas;
       Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
       Realizar o acompanhamento diário, para que os alunos não percam a oportunidade de presenciar o brotamento e todo o processo de frutificação;
       Compreender a importância da alimentação saudável e equilibrada;
       Promover a degustação dos alimentos cultivados pelos alunos;
       Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.

III – CONTEÚDOS TRABALHADOS

·         Tipos de solo
·         Etapas de um plantio
·         A vida no campo
·         Água
·         Meio Ambiente
·         Vegetação
·         Clima
·         Educação ambiental
·         Educação alimentar
·         Hábitos alimentares
·         Higiene
·         Cidadania

IV – RESULTADOS PREVISTOS

·         Maior integração do corpo docente;
·         Melhora no nível de socialização das crianças;
·         Desenvolvimento das habilidades específicas dos alunos;
·         Melhor comportamento ambiental na entidade escolar;
·         Conscientização da necessidade de conservação dos recursos naturais;
·         Criação da horta;
·         Comprovação que as ações ambientais positivas, trazem benefícios a quem os manejam.

V – METODOLOGIA

Um pequeno jardim, uma horta, um pedaço de terra, é um microcosmos de todo o mundo natural. Nele encontramos formas de vida, recursos de vida, processos de vida. A partir dele podemos reconceitualizar nosso currículo escolar. Ao construí-lo e cultivá-lo podemos aprender muitas coisas. As crianças o encaram como fonte de tantos mistérios! Ele nos ensina os valores da emocionalidade com a Terra: a vida, a morte, a sobrevivência, os valores da paciência, da perseverança, da criatividade, da adaptação, da transformação, da renovação.
MOACIR GADOTTI

       A metodologia que visa melhorar a qualidade ambiental na educação escolar, mediante uma aprendizagem ativa e integrada, seguindo um roteiro de conhecimento teórico e prático, desenvolver-se-á de acordo com as etapas abaixo descritas:

·         Primeira Etapa
       Escolher o local mais adequado para implantação da horta escolar. Dialogar com a equipe pedagógica, mostrando o projeto piloto e sua aplicabilidade. Logo após, escolher cuidadosamente todo o material utilizado para sua instrumentalização, como: ancinho, carrinho de mão, colher de transplante, enxada, gadanho, mangueira para irrigação ou baldes d’água e pás.
·         Segunda Etapa
       Pedir o apoio dos alunos e de toda comunidade escolar, como forma de socialização, além é claro das parcerias necessárias, como a Secretaria de Educação Municipal, Secretaria do Meio Ambiente Municipal, Secretaria Municipal de Obras, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e EMATER.
·         Terceira Etapa
       Escolher cuidadosamente as hortaliças que serão plantadas na escola, selecionando as sementes ou mudinhas.
·         Quarta Etapa
       Preparar o terreno a ser plantado. Ele deve ser limpo, capinado e livre de pedras, tocos e ervas invasora. Após a limpeza, revolve-se a terra com a enxada para deixa-la bem fofa, contribuindo assim para o êxito da horta. Preparar as covas que devem ser abertas e tomando o cuidado de misturar o esterco animal com a terra que foi retirada.
·         Quinta Etapa
       Com as sementes ou mudinhas escolhidas, as crianças, com ajuda dos adultos orientadores, farão a plantação de suas sementes ou mudinhas. Após, terá sua regação.
·         Sexta Etapa
       Diariamente, observar a horta, regando, colocando adubo orgânico como cascas de ovos triturados e folhas secas. Tomar cuidado para não aparecer insetos que destruam a horta. A continuação desta etapa se consolidará com a observação do desenvolvimento de cada espécie. Esta etapa segue um período próprio de cada natureza, sem tempo determinado para se concretizar.

·         Sétima Etapa
       Colheita e experimentação. Esta etapa deve ser encarada como uma festa, onde todas as crianças se reúnam para comer do que foi plantado, reforçando a alimentação e proporcionando maior variedade degustativa saudável.


VI – RECURSOS METODOLÓGICOS

       Paralelamente ao desenvolvimento do projeto na escola, os professores, orientadores e parceiros, poderão utilizar-se, de um quadro informativo, fixado na horta, sempre trazendo novidades sobre ecologia, plantio ou outro assunto que seja referente ao trabalho, como também confeccionar um kit de jardinagem com material reciclável. Aulas expositivas e explicativas sobre o plantio e o cultivo da horta, também serão bem-vindos.
       Decorrente do crescimento da plantação podem-se registrar os passos do desenvolvimento da horta, mural de notícias e produção de textos diversificados, como elaborar cartazes informativos, pesquisas e entrevistas.
       Poderá juntamente com a equipe de apoio, escolher entre as crianças o jardineiro do dia para cuidar da horta e diariamente, haver a visitação dos demais estudantes ao local escolhido, assim haverá uma maior integração do projeto e consecutivamente melhores resultados.

VII – AVALIAÇÃO

Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos
 preocupados e comprometidos possa mudar o mundo;
de fato, é só isso que o tem mudado...
MARGARET MEAD (antropóloga)

       Para concluir esse projeto, que tece a participação da escola e de toda a comunidade escolar, que direta e indiretamente, contribuirão para seu êxito, a avaliação se processará de forma contínua, observando o grau de envolvimento das crianças e participação dos adultos nas atividades, propiciando um direcionamento reflexivo às questões de conscientização ambiental e culminância saudável da degustação alimentícia.

PLANO DE AÇÃO COM – VIDA
2012


AÇÕES


PERÍODO

RESPONSÁVEIS

PARCERIA

AVALIAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Elaboração do projeto


16.04.2012 à 20.04.2012

Equipe Pedagógica

SEMEC
SEMUS
EMCSR
ESMUTOSU
EMATER
Comunidade Escolar
Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Processar-se-á
de forma contínua, observando o grau de envolvimento de todos durante a realização das etapas propostas.

Será realizada durante todo o desenvolvimento do projeto, por meio de atividades educativas pedagógicas e ambientalistas.

Exploração do Projeto

23.04.2012

Equipe Pedagógica

Limpeza e instalação da Horta

24.04.2012
à
25.04.2012

Secretarias Municipais, EMATER e Sindicato.

Seleção de hortaliças para o plantio

26.04.2012
à
29.04.2012

Equipe pedagógica, alunos e professores.

Preparação do solo para o plantio


02.05.2012

Equipe pedagógica, alunos e professores.

Manejo da horta

02.05.2012

Alunos e professores


Colheita


Tempo Indeterminado


Alunos e professores


Consumo


Tempo Indeterminado


Comunidade Escolar


Nenhum comentário :