ESCOLA MUNICIPAL CIPRIANO SANTA ROSA
ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL
ACARI – RIO GRANDE DO NORTE.
PROJETO:
HORTA NA ESCOLA
ABRIL, 2012
ESCOLA MUNICIPAL CIPRIANO SANTA ROSA
ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL
ACARI – RIO GRANDE DO NORTE
PROJETO: HORTA NA
ESCOLA
PERÍODO: 23.04.2012 à 12.12.2012
PÚBLICO ALVO: Alunos da Educação Infantil (níveis II,
III, IV e V) e alunos do Ensino Fundamental (1º e 2º ano).
Horta se parece com filho. Vai acontecendo aos poucos, a
gente vai se alegrando a cada momento, cada momento é hora de colheita. Tanto o
filho quanto a horta nascem de semeaduras. Semente, sêmen: a coisinha é
colocada dentro, seja da mãe/mulher, seja da mãe/terra, e a gente fica
esperando, pra ver se o milagre ocorreu, se a vida aconteceu. E quando germina
- seja criança, seja planta - é uma sensação de euforia, de fertilidade, de
vitalidade. Tenho vida dentro de mim! E a gente se sente um semideus, pelo
poder de gerar, pela capacidade de despertar o cio da terra.
A HORTA – RUBEM ALVES
I – JUSTIFICATIVA
Com as facilidades que o mundo
globalizado vem oferecendo a todos, torna-se cada vez mais urgente se trabalhar
questões voltadas ao meio ambiente e a uma educação ambiental que tenta
priorizar necessidades locais e sociais, abusivas da degradação humana, é
imprescindível haver uma mobilização, a fim de minimizar esse efeito, tornando
possível uma educação de qualidade e de vida natural ao lado do meio ambiente.
Numa região, de clima quente e vegetação
típica da caatinga como esta, que é a Microrregião do Seridó Oriental e que
antes já foi palco para tanta agricultura, como a algodoeira, percebe-se a
necessidade de retomar a prática agrícola, levando-a a rotina escolar e
vivências dos discentes. Para isto, é fundamental que o exercício da agricultura
se fortaleça com sustentabilidade ecológica, econômica, social e cultural,
sendo cenário de harmonia com o ambiente escolar, já que a crescente escassez
dos recursos naturais é, atualmente, uma preocupação mundial, em decorrência
dos padrões atuais de produção e de consumo.
A partir da horta, o estudante tem
garantida a possibilidade de aprender a plantar, selecionar o que plantar e
planejar o que plantou. Transplantar muda, regar, cuidar, colher, decidir o que
fazer do que colheu, por exemplo, alteram sensivelmente a relação das pessoas
com o ambiente em que elas vivem, estimulando a construção dos princípios de
responsabilidade e comprometimento com a natureza, com o ambiente escolar e da
comunidade, com a sustentabilidade do planeta e com a valorização das relações
com outras espécies.
A
reflexão sobre o ambiente gera processos educativos ricos, contextualizados,
significativos e prazerosos para todos os envolvidos. E neste contexto, o
cultivo de uma horta na entidade escolar torna-se instrumento educativo, que
tem como foco principal, integrar os diversos referenciais e recursos de
aprendizagem, agregando-os ao cotidiano escolar, gerando fontes de observação e
pesquisa e exigindo uma análise reflexiva diária, por parte dos educadores e
educandos envolvidos.
Pensando
nisso, a equipe administrativa e pedagógica da Escola Municipal Cipriano Santa
Rosa e demais colaboradores, vem revitalizar e programar um projeto piloto,
voltado para a realização da Horta Escolar, na referida instituição,
proporcionando uma ação sensibilizadora e conscientizada das crianças, de que a
vida depende do meio ambiente e vice-versa. Tendo como principal finalidade a
realização de um programa educativo preestabelecido, que permite estudar e
integrar sistematicamente ciclos, processos e dinâmicas de fenômenos naturais.
Superando a área das ciências naturais, os professores podem abordar problemas
relacionados com outras áreas do conhecimento de forma interdisciplinar.
II – OBJETIVO GERAL
Realizar
um programa educativo preestabelecido, que permita estudar e integrar
sistematicamente ciclos, processos e dinâmicas de fenômenos naturais. Superando
a área das ciências naturais, abordando problemas relacionados com outras áreas
do conhecimento de forma interdisciplinar e explorando a multiplicidade nas
formas de aprender.
III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Valorizar
a importância do trabalho e cultura do homem do campo;
Criar,
na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
Despertar
o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de
germinação;
Identificar
técnicas de manuseio do solo;
Levantar
os conhecimentos prévios dos alunos sobre a horta escolar;
Compreender
a relação entre solo, água e nutrientes;
Identificar
processos de semeadura, adubação e colheita;
Buscar
informações em diferentes fontes de dados a fim de propor avanços a
desenvolvimento de técnicas;
Estimular
os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
Realizar
o acompanhamento diário, para que os alunos não percam a oportunidade de
presenciar o brotamento e todo o processo de frutificação;
Compreender
a importância da alimentação saudável e equilibrada;
Promover
a degustação dos alimentos cultivados pelos alunos;
Construir
a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da
vida em nosso planeta.
III – CONTEÚDOS TRABALHADOS
·
Tipos de solo
·
Etapas de um plantio
·
A vida no campo
·
Água
·
Meio Ambiente
·
Vegetação
·
Clima
·
Educação ambiental
·
Educação alimentar
·
Hábitos alimentares
·
Higiene
·
Cidadania
IV – RESULTADOS PREVISTOS
·
Maior integração do corpo
docente;
·
Melhora no nível de
socialização das crianças;
·
Desenvolvimento das habilidades
específicas dos alunos;
·
Melhor comportamento ambiental na
entidade escolar;
·
Conscientização da necessidade
de conservação dos recursos naturais;
·
Criação da horta;
·
Comprovação que as ações
ambientais positivas, trazem benefícios a quem os manejam.
V – METODOLOGIA
Um
pequeno jardim, uma horta, um pedaço de terra, é um microcosmos de todo o mundo
natural. Nele encontramos formas de vida, recursos de vida, processos de vida.
A partir dele podemos reconceitualizar nosso currículo escolar. Ao construí-lo
e cultivá-lo podemos aprender muitas coisas. As crianças o encaram como fonte
de tantos mistérios! Ele nos ensina os valores da emocionalidade com a Terra: a
vida, a morte, a sobrevivência, os valores da paciência, da perseverança, da
criatividade, da adaptação, da transformação, da renovação.
MOACIR GADOTTI
A
metodologia que visa melhorar a qualidade ambiental na educação escolar,
mediante uma aprendizagem ativa e integrada, seguindo um roteiro de
conhecimento teórico e prático, desenvolver-se-á de acordo com as etapas abaixo
descritas:
·
Primeira Etapa
Escolher
o local mais adequado para implantação da horta escolar. Dialogar com a equipe
pedagógica, mostrando o projeto piloto e sua aplicabilidade. Logo após,
escolher cuidadosamente todo o material utilizado para sua instrumentalização,
como: ancinho, carrinho de mão, colher de transplante, enxada, gadanho,
mangueira para irrigação ou baldes d’água e pás.
·
Segunda Etapa
Pedir
o apoio dos alunos e de toda comunidade escolar, como forma de socialização,
além é claro das parcerias necessárias, como a Secretaria de Educação
Municipal, Secretaria do Meio Ambiente Municipal, Secretaria Municipal de
Obras, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e EMATER.
·
Terceira Etapa
Escolher
cuidadosamente as hortaliças que serão plantadas na escola, selecionando as
sementes ou mudinhas.
·
Quarta Etapa
Preparar
o terreno a ser plantado. Ele deve ser limpo, capinado e livre de pedras, tocos
e ervas invasora. Após a limpeza, revolve-se a terra com a enxada para deixa-la
bem fofa, contribuindo assim para o êxito da horta. Preparar as covas que devem
ser abertas e tomando o cuidado de misturar o esterco animal com a terra que
foi retirada.
·
Quinta Etapa
Com
as sementes ou mudinhas escolhidas, as crianças, com ajuda dos adultos
orientadores, farão a plantação de suas sementes ou mudinhas. Após, terá sua regação.
·
Sexta Etapa
Diariamente,
observar a horta, regando, colocando adubo orgânico como cascas de ovos
triturados e folhas secas. Tomar cuidado para não aparecer insetos que destruam
a horta. A continuação desta etapa se consolidará com a observação do desenvolvimento
de cada espécie. Esta etapa segue um período próprio de cada natureza, sem
tempo determinado para se concretizar.
·
Sétima Etapa
Colheita e
experimentação. Esta etapa deve ser encarada como uma festa, onde todas as
crianças se reúnam para comer do que foi plantado, reforçando a alimentação e
proporcionando maior variedade degustativa saudável.
VI – RECURSOS METODOLÓGICOS
Paralelamente
ao desenvolvimento do projeto na escola, os professores, orientadores e
parceiros, poderão utilizar-se, de um quadro informativo, fixado na horta,
sempre trazendo novidades sobre ecologia, plantio ou outro assunto que seja
referente ao trabalho, como também confeccionar um kit de jardinagem com
material reciclável. Aulas expositivas e explicativas sobre o plantio e o
cultivo da horta, também serão bem-vindos.
Decorrente
do crescimento da plantação podem-se registrar os passos do desenvolvimento da
horta, mural de notícias e produção de textos diversificados, como elaborar
cartazes informativos, pesquisas e entrevistas.
Poderá
juntamente com a equipe de apoio, escolher entre as crianças o jardineiro do
dia para cuidar da horta e diariamente, haver a visitação dos demais estudantes
ao local escolhido, assim haverá uma maior integração do projeto e consecutivamente
melhores resultados.
VII – AVALIAÇÃO
Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos
preocupados e
comprometidos possa mudar o mundo;
de fato, é só isso que o tem mudado...
MARGARET MEAD (antropóloga)
Para concluir esse projeto, que tece a participação
da escola e de toda a comunidade escolar, que direta e indiretamente,
contribuirão para seu êxito, a avaliação se processará de forma contínua,
observando o grau de envolvimento das crianças e participação dos adultos nas
atividades, propiciando um direcionamento reflexivo às questões de
conscientização ambiental e culminância saudável da degustação alimentícia.
PLANO DE AÇÃO COM – VIDA
2012
AÇÕES
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PERÍODO
|
RESPONSÁVEIS
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PARCERIA
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AVALIAÇÃO
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DIVULGAÇÃO
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Elaboração do projeto
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16.04.2012 à 20.04.2012
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Equipe Pedagógica
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SEMEC
SEMUS
EMCSR
ESMUTOSU
EMATER
Comunidade Escolar
Sindicato dos Trabalhadores
Rurais
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Processar-se-á
de forma contínua, observando
o grau de envolvimento de todos durante a realização das etapas propostas.
|
Será realizada durante todo o
desenvolvimento do projeto, por meio de atividades educativas pedagógicas e
ambientalistas.
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Exploração do Projeto
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23.04.2012
|
Equipe Pedagógica
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Limpeza e instalação da Horta
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24.04.2012
à
25.04.2012
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Secretarias Municipais,
EMATER e Sindicato.
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|||
Seleção de hortaliças
para o plantio
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26.04.2012
à
29.04.2012
|
Equipe pedagógica, alunos e
professores.
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Preparação do solo para o
plantio
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02.05.2012
|
Equipe pedagógica, alunos e
professores.
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Manejo da horta
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02.05.2012
|
Alunos e professores
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Colheita
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Tempo Indeterminado
|
Alunos e professores
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Consumo
|
Tempo Indeterminado
|
Comunidade Escolar
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