Qual a importância da
modalidade de ensino a distância para mim como aluna e para a sociedade
estudantil como um todo.
A EAD (Educação a Distância) é uma modalidade de ensino importante, pois
beneficia a capacitação profissional às pessoas que estão fora dos centros
urbanos ou que não tem disponibilidade de horários livres para estudar, como é
o meu caso. É uma forma de aprendizagem interativa virtual, uma vez que utiliza
dos recursos tecnológicos para se desenvolver, principalmente a internet, esta rede mundial de informações e
conhecimentos. Segundo o Prof. MORAN: “Educação a Distância é o processo de
ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão
separados espacial e /ou temporariamente”.
SUA expansão no Brasil se deu graças
a uma legislação surgida nos anos de 1960, com a Promulgação do Código
Brasileiro das Comunicações em 1967, através do Decreto Lei nº. 236/67, e nos
ido de 1970 com a lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, a conhecida Lei nº.
5.692/71, que possibilitou que o ensino supletivo fosse ministrado
utilizando-se da tecnologia do rádio, da televisão e através da
correspondência, como também via outros meios de comunicação.
Para mim, como aluna, a EAD é a peça
fundamental para conseguir me especializar, uma vez que meu tempo como docente
é muito corrido e este permite cronometrá-lo, focando em meus interesses e
solucionando meus desejos profissionais, senão dizer também pessoais. É a
chance de aperfeiçoar-me através das multimídias, o que é necessário a
construção do conhecimento a qual previamente adquirirei.
Por meio desta modalidade, observando
à praticidade paralela a autonomia; reflito sobre o que vivencio diariamente na
Plataforma Moodle, avaliando as minhas próprias decisões e colocando em prática
meu aprendizado. “Ensinar não é transferir conhecimento” (FREIRE), mas
compartilhar o que se sabe a partir do que foi aprendido.
Em virtude de tudo que expus,
acredito que para a sociedade como um todo, a EAD veio revolucionar a forma
estudantil, propiciando um novo olhar crítico e uma prática educativa
alicerçada em um contexto multidisciplinar e participativo, em que o sujeito,
mesmo que sozinho frente a tela de um computador, aprende socialmente com
dinamismo e interatividade. Lembrando, é lógico, que esta aprendizagem não se
dá apenas sozinho sem acompanhamento tutorial, pois os polos de apoio
presencial interagem com os aprendizes, colaborando para um bom funcionamento
da modalidade.
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