A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino que
apresenta características renováveis, aliadas as tecnologias a qual favorecem o
desenvolvimento de suas aplicações. Neste contexto, a internet tem uma maior
aceitação neste âmbito por ter uma melhor interatividade e “veiculação dos
processos de ensino: apresentação, motivação, desenvolvimento crítico e
analítico, aplicação e avaliação e apoio ao aluno.” (Moore, 2002).
Na EAD, o material didático realmente é uma ferramenta
principal entre quem ensina e quem aprende exercendo o papel de substituto do
professor presencial. (Averbug, 2003, p.23). É através do material didático que
será dado ferramentas de suporte tanto tecnológico quanto pedagógico para que
cursistas consigam desempenhar coerentemente sua evolução.
E para tanto, é necessário observar suas funções específicas
neste contexto educacional a qual, segundo Santos (2006 apud Neder e Prossari
2001) menciona que nos cursos da EAD deve: 1º Promover o material permanente;
2º Orientar os estudantes nas atividades de leituras, pesquisas e trabalhos que
demandem integração com os colegas professores e tutores; 3º Motivar a
aprendizagem e ampliar os conhecimentos dos alunos sobre os temas trabalhados;
4º Possibilitar a compreensão crítica dos conteúdos e 5º Possibilitar a
avaliação da aprendizagem. Seguindo essas especificações, o material didático
promoverá um elo de ligamento, que mesmo a distância, o aluno terá capacidade e
será motivado a fazer e estudar as atividades propostas, mesmo sem a presença
diária de um instrutor-formador, sendo avaliado por condutas hierárquicas,
pré-estabelecidas já pela entidade que oferece o curso e podendo, ao final,
receber seu certificado (ou diploma) de conclusão da EAD.
De acordo com tudo que pude estudar neste módulo 3, como nos
textos complementares deste módulo, ficou claro que o material didático se
mostra em diferentes formas: o impresso, que a gente pode baixar e tem um
custeio mais barato para se estudar; os audiovisuais, como tele aulas, filmes
de ficção, documentários, entre outros; os multimídias que englobam texto,
áudios e mais, como os CD-ROM, pen-drives, DVD’S; e por último, os on-line, via
internet, para ambientes virtuais como portais, chats, jogos e outros.
Essas ferramentas dão suporte e apoio pedagógico, pois
contribuem interagindo receptor/leitor, leitor/receptor, consequentemente para
uma interatividade virtual de aprendizagem à distância.
AVERBUG, Regina. Material didático impresso para educação
distância: tecendo um novo olhar. Colabor@ - Revista Digital da CVA -
RICESU v.2, n.5 - p. 16-31. agosto 2003. Disponível em http://www.ricesu.com.br/colabora/n5/artigos/n_5/pdf/id_02.pdf-
Acesso em 14/04/2009.
MORAN, José Manuel. O que aprendi sobre avaliação em
cursos semipresenciais. IN: SILVA, Marco & SANTOS, Edméa (Orgs). Avaliação
da Aprendizagem em Educação Online. São Paulo: Loyola, 2006.
SANTOS, Gilberto Lacerda. Material didático para educação
a distância II.Brasília: SESI-DN e Universidade de Brasília, 1999.
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