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quinta-feira, 3 de maio de 2012

EAD; Educação a Distância


    
     A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino que apresenta características renováveis, aliadas as tecnologias a qual favorecem o desenvolvimento de suas aplicações. Neste contexto, a internet tem uma maior aceitação neste âmbito por ter uma melhor interatividade e “veiculação dos processos de ensino: apresentação, motivação, desenvolvimento crítico e analítico, aplicação e avaliação e apoio ao aluno.” (Moore, 2002).
     Na EAD, o material didático realmente é uma ferramenta principal entre quem ensina e quem aprende exercendo o papel de substituto do professor presencial. (Averbug, 2003, p.23). É através do material didático que será dado ferramentas de suporte tanto tecnológico quanto pedagógico para que cursistas consigam desempenhar coerentemente sua evolução.
     E para tanto, é necessário observar suas funções específicas neste contexto educacional a qual, segundo Santos (2006 apud Neder e Prossari 2001) menciona que nos cursos da EAD deve: 1º Promover o material permanente; 2º Orientar os estudantes nas atividades de leituras, pesquisas e trabalhos que demandem integração com os colegas professores e tutores; 3º Motivar a aprendizagem e ampliar os conhecimentos dos alunos sobre os temas trabalhados; 4º Possibilitar a compreensão crítica dos conteúdos e 5º Possibilitar a avaliação da aprendizagem. Seguindo essas especificações, o material didático promoverá um elo de ligamento, que mesmo a distância, o aluno terá capacidade e será motivado a fazer e estudar as atividades propostas, mesmo sem a presença diária de um instrutor-formador, sendo avaliado por condutas hierárquicas, pré-estabelecidas já pela entidade que oferece o curso e podendo, ao final, receber seu certificado (ou diploma) de conclusão da EAD.
     De acordo com tudo que pude estudar neste módulo 3, como nos textos complementares deste módulo, ficou claro que o material didático se mostra em diferentes formas: o impresso, que a gente pode baixar e tem um custeio mais barato para se estudar; os audiovisuais, como tele aulas, filmes de ficção, documentários, entre outros; os multimídias que englobam texto, áudios e mais, como os CD-ROM, pen-drives, DVD’S; e por último, os on-line, via internet, para ambientes virtuais como portais, chats, jogos e outros.
    Essas ferramentas dão suporte e apoio pedagógico, pois contribuem interagindo receptor/leitor, leitor/receptor, consequentemente para uma interatividade virtual de aprendizagem à distância.


AVERBUG, Regina. Material didático impresso para educação distância: tecendo um novo olhar. Colabor@ - Revista Digital da CVA - RICESU v.2, n.5 - p. 16-31. agosto 2003. Disponível em http://www.ricesu.com.br/colabora/n5/artigos/n_5/pdf/id_02.pdf- Acesso em 14/04/2009.
MORAN, José Manuel. O que aprendi sobre avaliação em cursos semipresenciais. IN: SILVA, Marco & SANTOS, Edméa (Orgs). Avaliação da Aprendizagem em Educação Online. São Paulo: Loyola, 2006.
SANTOS, Gilberto Lacerda. Material didático para educação a distância II.Brasília: SESI-DN e Universidade de Brasília, 1999.

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