O
desenvolvimento tecnológico, nas últimas décadas repercutiu intensamente em
todos os aspectos da vida individual e social, criando outras formas de pensar,
agir e sentir do homem. Esse novo olhar social, chamado por muitos de sociedade
tecnológica, caracteriza-se pela rapidez e abrangência de informações, uma vez,
que a realidade do mundo atual requer do profissional um perfil com competência
e habilidades contextualizadas ao desafio escolar, cuja finalidade é formar os
estudantes para a cidadania responsável afim de que sejam contínuos aprendizes
e saibam aprender a aprender ao longo de suas vidas. [...] O conhecimento é a navegação em um
oceano de incertezas, entre arquipélagos de certezas (MORIN, 2000, p.83).
A tecnologia na educação promove um olhar mais
abrangente, envolvendo novas formas de ensinar, aprender e desenvolver um
currículo condizente com a sociedade tecnológica. O sistema educacional vem
procurando se adaptar a esse novo jeito de educar, tendo em vista que os
avanços exigem formação continuada do professor e familiares no uso das
tecnologias da informação e comunicação. Ensinar é organizar situações de
aprendizagens criando condições que favoreçam a compreensão da complexidade do
mundo, do contexto, do grupo, do ser humano e da própria identidade. Por isso,
a melhor forma de ensinar e aprender com as mídias digitais é aquele que
propiciam aos alunos o desenvolvimento da capacidade de ler e interpretar o
mundo, aprendendo de forma significativa e com sentido potencializado, no qual
Almeida e Prado (2005) explicam claramente:
O uso da
tecnologia na escola, quando pautado em princípios que privilegiam a construção
do conhecimento [...], requer dos profissionais novas competências e atitudes
para desenvolver uma pedagogia voltada para criação de estratégias e situações
de aprendizagens que possam tornar-se significativa para o aprendiz, sem perder
de vista o foco da intencionalidade educacional.
É fundamental mencionar, que para que esse fazer pedagógico, aliado as
novas tecnologias, possa ter um rendimento positivo, comunidade escolar como um
todo, deve utilizá-la de integralmente em sua prática pedagógica e não apenas
como um complemento no processo educacional. Para isto, é necessário que todos
aprendam a operacionalizar os recursos tecnológicos disponíveis na escola,
conhecendo suas potencialidades pedagógicas, integrando-as no desenvolvimento
curricular. Assim, todos disponibilizarão de inúmeros recursos como: bibliotecas
eletrônicas, revistas online, imagens, e sons que facilitam a tarefa de
preparar as aulas, como fazer trabalhos de pesquisas e ter matérias atrativas e
diversificadas para apresentação. Cabe a cada setor, aprimorar-se e escolher o
seu meio tecnológico peculiar, trazendo consigo suas próprias especificidades e
sendo utilizada de forma complementar entre si/ e ou outros recursos tecnológicos,
também utilizados no ambiente de trabalho.
MORIN,
Edgar, 1921-
Os sete
saberes necessários à educação do futuro / Edgar Morin ; tradução de
Catarina
Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis
Carvalho. – 2. ed. – São Paulo : Cortez ;
Brasília, DF : UNESCO, 2000.
ALMEIDA,
N. E. B. de; PRADO, N. E. B. B. Tecnologia na Sociedade, na Vida e na Escola.
In: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC. Proinfo_Curso
de 100h. Guia do Cursista. Brasília: MEC/FEED.2008
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