OLÁ PESSOAL!!!

AMIGUINHOS, ESPERO REALMENTE QUE GOSTEM DO MEU ESPAÇO. BEIJOS PARA TODOS E FIQUEM COM DEUS!!!

terça-feira, 17 de abril de 2012

De quem é o dever de cuidar do Meio Ambiente?





            Já está mais que esclarecido, através dos estudos das leis que regem o direito do meio ambiente e dos recursos naturais, tendo por base as legislações brasileiras, estaduais e/ou municipais existentes, que suas estruturas funcionais são bem esclarecidas e objetivadas, seguindo um panorama de preocupação ambiental brasileiro, principalmente no que se diz respeito ao semiárido nordestino, como a Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, Lei Nº 6.938/81; Lei de Criação do IBAMA, Lei Nº 7.735/89; Lei da Área de Proteção Ambiental, Lei Nº 6.902/81, e tantas outras criadas para suprir os mesmos fins.
            Infelizmente, teoria e prática não são muito aliadas nesta área, e a aplicabilidade destas legislações deixa a desejar, pois muitas são elaboradas, poucas são exercidas. Então, por que os recursos naturais continuam em constante ameaça? Será que esperamos demais do governo com pretensão de "acharmos" que ele resolverá tudo?
            A Constituição Federal de 1988, no artigo 225, caput, diz que é dever do poder público e da coletividade a proteção do meio ambiente, ou seja, ela é dever de todos, ou seja, as organizações não governamentais, os sindicatos, as indústrias, os comerciantes, os agricultores, cidadãos brasileiros e estrangeiros residentes no país e o poder público. O meio ambiente é, ao mesmo tempo, um bem e um dever de todos.  
            Portanto é dever seu, meu e de todos colaborarmos para a preservação do meio ambiente, pois sem a participação da sociedade, é impossível realizar qualquer ação ambiental, quer seja de prevenção, de conservação e/ou de reabilitação.

Nenhum comentário :