OLÁ PESSOAL!!!

AMIGUINHOS, ESPERO REALMENTE QUE GOSTEM DO MEU ESPAÇO. BEIJOS PARA TODOS E FIQUEM COM DEUS!!!

terça-feira, 17 de abril de 2012

Fontes de Energia Produzidas na Região





Energia, ar e água são ingredientes essenciais à vida humana e tendo como base o nosso país, o Brasil, temos uma base hidráulica forte em nossa matriz elétrica e o estímulo de outras fontes “modernas” de energias renováveis ainda é incipiente comparado à média mundial, pois o consumo de lenha e biomassa tradicional ainda é muito elevado aqui.
          O Brasil é um dos países mais ricos do mundo em recursos hídricos e a sua utilização de lenha é ainda significativa, principalmente nas carvoarias para produzir carvão vegetal e na cocção de alimentos nas residências.
          Centralizando-se na região do semiárido de vegetação caatinga, nota-se que é caracterizada por baixos índices de pluviosidade, irregularidade na distribuição de chuvas e temperaturas médias elevadas e seu clima é quente e seco.
          Sendo assim, a Microrregião do Seridó Oriental, do estado do Rio Grande do Norte, disponibiliza em sua maioria dos recursos hídricos para iluminação e consumo diário do sertanejo, como também do carvão para abastecer suas inúmeras indústrias de cerâmica de telhas e tijolos. Podendo ainda destacar que esta prática ainda muito utilizada na região, gera uma degradação ambiental que ocasiona a desertificação desenfreada.
          Em questões de substituição por energias alternativas, esta prática ainda é pouco visada. Mas como pontapé inicial de sustentabilidade da região, o governo está investindo em energia eólica aqui nas proximidades onde decerto, já foi escolhido a propriedade, terras essas de um acariense, e as pesquisas e estudos objetivando a futura ação, já são atividades que estão sendo desenvolvidas. Espera-se realmente que este projeto vá à frente pois a região só terá a ganhar.






Energia e Meio Ambiente no Brasil. José Goldemberg e Oswaldo Lucon. Texto disponível em http://ead.ifrn.edu.br/moodle/mod/resource/view.php?id=32623

Energia Solar para Irrigação no Semiárido. Nícia Moacir da Silva Santos. Texto disponível em http://ead.ifrn.edu.br/moodle/mod/resource/view.php?id=32623

Nenhum comentário :